Pular para o conteúdo principal

Dialética






Dialética de um Vivo.

Sou tão confuso que o melhor de mim é o paradoxo
Tanto sei me expor à visita do Belo como à realidade do trágico –
às vezes insensível e outras empático
Convivo com as sensações e os conceitos
tento explicar o que sinto e sentir o que argumento
Numa sede desesperada do Carpe Diem e do Maranata
colho o efêmero e planto a eternidade
Uma parte de mim diz “glória”, a outra diz “misericórdia”:
sou pecador e santo, a bela e a fera, o espelho e a imagem
Sofro a dor do oprimido e torço a desgraça do opressor
quando o opressor não sou eu!
Sei ficar quieto e agitado, deprimido e alegre,
mascarado e do avesso, moribundo e príncipe
Quem serei, quem sou e fui?
Quem estou, estive e quem estarei?
Quem sentirei, senti, e quem sinto?
Sou agora, sou ontem, sou depois – sou um coletivo...
Sou assim: um misto de dialética nas minhas entranhas
gritando ensurdecedoramente
silenciosamente, estridentemente
suavemente como o cheiro que acabo de sentir...
Todos têm seus heterônimos ou um “eu todo retorcido”
Quem não os descobriu não viveu...
É virgem de alma e tem os poros entupidos
Tem muito para sentir, tem muito para ser
muito ainda pra se encontrar e dialogar!

Comentários

Felipe Fanuel disse…
Salve! Esta sua postagem tem um caráter bastante pessoal, mas sem dúvida alcança a todos nós. De fato, há quem não vê o outro lado da vida, há quem vê os dois lados convivendo juntos, e há quem não vê lado algum. Estas aporias tendem a encontrar ou ser alento. Precisamos ouvir mais esta verdade. Não somos fórmulas. Somos pessoas de carne e osso. Como no livro de Eclesiastes 3, vivemos e morremos, amamos e odiamos, enfim, somos dependentes de um tempo. Aquele tempo. Não é o chronos, isto é, o tempo quantitativo, mas o kairos, que é o tempo qualitativo. Este tempo certo nada mais é do que a vida vivida como ela é — não como deveria ser.
... Mondego disse…
cara, massa... amo paradoxos e me identifiquei pra caramba... meu medo é que pareça com cultura asiática, aquelas coisas bem nova era... todo "mal" tem um "bem" dentro de si, e todo "bem" tem um "mal" .... sei lá ...
abraço cara!
Márcio Cardoso disse…
"Onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus... Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado para que seja a graça mais abundante?" (Rm 5.20 - 6.1)

Se "Dialética" for usada como pretexto para ser mal é nova era; se ela for uma espécie de raio X da minha alma verei quão grande e doce é a graça de Deus!

Um abraço, paradoxo!
Elienai disse…
Ensurdecedor! Quem te deu o direito de gritar pra todo mundo quem sou? Psiu...
Maravilha, Márcio!
E em algum ponto do infinito, os paradoxos se tocam!!!
Parabéns pelo texto!!!
Qualquer Coisa disse…
É como dizem.."O homem é assim..É, logo nega quem fora..." Muito massa o texto Márcio
Maravilhoso o texto. Fala por todos nós, mesmo que alguns não queiram admitir. E viva a Graça, maravilhosa graça, renovada a cada manhã.

Postagens mais visitadas deste blog

"Pureza de coração é desejar uma única coisa" (Sören Kierkegaard). Inspirado nessa verdade escrevi esta canção.

O Único Necessário Venha lapidar o meu querer possa meus desejos converter já sei o que pra mim é elementar mas luto contra o mal que perto está! Muitas são as fontes pra beber que distraem o meu interior de todas essas quero me abster - suspira o meu ser pelo Senhor! Tu és o meu único Desejo realmente nobre e necessário o jejum de ti é imprudência o seu rumo encontra a falência És Jesus, o Pão que me dá Vida Água que da Sede me sacia o Endereço certo da chegada Casa boa pra minha pousada!

Dúvida (Bartolomeu Campos de Queirós)

Dúvida (BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS) "É só a dúvida que nos une, que nos aproxima. É só disso que precisamos. Precisamos de amparo com a nossa dúvida. E a literatura nos ampara. Tenho muito medo da verdade. Não acredito que haja nada verdadeiro. Tive um professor de filosofia, o padre Henrique Vaz, para quem eu perguntei “o que era a fé”. Ele me respondeu que a fé é a dúvida. Tem dias que você tem muita, tem dias que tem pouca, tem dias que não tem nenhuma. Isso se chama fé, porque nos é possível somente a dúvida. Hoje, estamos com muita gente encontrando a verdade. Quando uma pessoa encontra a verdade, a única coisa que ela adquire é a impossibilidade de escutar o outro. Ela só fala, não escuta mais. Quem encontra a verdade só fala."

A Inveja da Morte

"A inveja da Morte" faz parte de um Pocket show autora que chamei de Poema Musical "O Amor em 5 atos". Essa obra canta algumas das estações de um relacionamento que vai desde a paixão, encontra a maturidade, enfrenta o medo da morte, passa pelos desencontros e celebra o objeto de amor. Em meu canal do YouTube você pode assistir as outras canções. Espero que goste! https://www.youtube.com/watch?v=24Kl-H5_mWI