Pular para o conteúdo principal

Trecho de Cartas do Inferno, de C.S. Lewis


Você deve ter ser perguntado muitas vezes por que o inimigo [Deus] não usa com mais frequência o poder de se mostrar sensivelmente presente nas almas humanas em qualquer grau que ele queira a qualquer momento. Mas agora você percebe que o irresistível e o indisputável são as duas armas que a própria natureza da sua estratégia o proíbe de usar. Para ele seria inútil apenas anular a vontade humana (pois isso certamente aconteceria se a sua presença fosse sentida num grau superior ao mais tênue e ao mais mitigado). Ele não pode arrebatar. Pode apenas cortejar. Pois a sua detestável ideia é ter os dois pássaros na mão e nenhum voando; as criaturas devem ser um com ele, mas devem assim mesmo permanecer elas mesmas; meramente anulá-las, ou assimilá-las, não servirá... Mais cedo ou mais tarde ele retira todo apoio e todo incentivo, se não de fato, pelo menos da consciência das suas criaturas. Ele deixa a criatura andar com as suas próprias pernas – para cumprir com base apenas na vontade deveres que perderam todo o atrativo... Ele não pode “tentar” a pessoa à virtude como nós tentamos ao vício. Ele quer que elas aprendam a andar e, portanto, lhes retira o seu apoio... A nossa causa nunca corre maior perigo do que quando um ser humano, que não mais deseja, mas ainda tenciona fazer a vontade do nosso inimigo, observa em torno de si um universo do qual parece ter desaparecido todo vestígio dele, e então pergunta por que ele o abandonou sem deixar de obedecer.

Tio Coisa-ruim

Cartas do Inferno, C.S. Lewis

Comentários

Giu disse…
Acho que este foi o livro que mais me impactou, nesta minha curta jornada cristã (converti-me no fim de 2008). É muito bom saber que Deus não está calado, que Ele tem usado pessoas como C.S. Lewis, ou John Stott, ou o brasileiro Rubem Alves, para falar diretamente aos nossos corações. É sempre bom saber que estamos de alguma forma conectados à Ele.
Boa lembrança o trecho do livro.
tina disse…
Inicianos um clube de leitura em nossa igreja, e qual o primeiro livro a ser discutido? esse mesmo!
tem deixado minha turma inquieta (rsrsrs) obriga-nos a reflexão. Muito bom.
Mateus Feliciano disse…
Estou procurando este trecho aqui descrito no livro do Lewis e não achei.

Postagens mais visitadas deste blog

"Pureza de coração é desejar uma única coisa" (Sören Kierkegaard). Inspirado nessa verdade escrevi esta canção.

O Único Necessário Venha lapidar o meu querer possa meus desejos converter já sei o que pra mim é elementar mas luto contra o mal que perto está! Muitas são as fontes pra beber que distraem o meu interior de todas essas quero me abster - suspira o meu ser pelo Senhor! Tu és o meu único Desejo realmente nobre e necessário o jejum de ti é imprudência o seu rumo encontra a falência És Jesus, o Pão que me dá Vida Água que da Sede me sacia o Endereço certo da chegada Casa boa pra minha pousada!

Dúvida (Bartolomeu Campos de Queirós)

Dúvida (BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS) "É só a dúvida que nos une, que nos aproxima. É só disso que precisamos. Precisamos de amparo com a nossa dúvida. E a literatura nos ampara. Tenho muito medo da verdade. Não acredito que haja nada verdadeiro. Tive um professor de filosofia, o padre Henrique Vaz, para quem eu perguntei “o que era a fé”. Ele me respondeu que a fé é a dúvida. Tem dias que você tem muita, tem dias que tem pouca, tem dias que não tem nenhuma. Isso se chama fé, porque nos é possível somente a dúvida. Hoje, estamos com muita gente encontrando a verdade. Quando uma pessoa encontra a verdade, a única coisa que ela adquire é a impossibilidade de escutar o outro. Ela só fala, não escuta mais. Quem encontra a verdade só fala."

A Inveja da Morte

"A inveja da Morte" faz parte de um Pocket show autora que chamei de Poema Musical "O Amor em 5 atos". Essa obra canta algumas das estações de um relacionamento que vai desde a paixão, encontra a maturidade, enfrenta o medo da morte, passa pelos desencontros e celebra o objeto de amor. Em meu canal do YouTube você pode assistir as outras canções. Espero que goste! https://www.youtube.com/watch?v=24Kl-H5_mWI