Pular para o conteúdo principal

NATAL: DEUS PARINDO INCLUSÃO

A grande dádiva da Encarnação é a inclusão. Em Jesus ninguém é esquecido, depreciado ou excluído. Em Cristo pessoas de todo credo, cor, nação, gênero e idade são bem vindas. No Emanuel ninguém fica sem Deus. No Deus encarnado ninguém fica sem o “presente” do amor. Deus veio para todos e não apenas para uma parte; Deus se encarnou para que todos tenham vez e dignidade. “Deus amou o mundo de tal maneira...”.

A boa notícia da Encarnação é que todos, sem exceção, são filhos queridos de Deus. A Encarnação deslegitima todo movimento/instituição que tenta convencer a um homem/ mulher que estão com a vida atrapalhada que eles precisam fazer rituais (geralmente incluindo dinheiro!) para serem amados de Deus; a Encarnação lembra àquele (a) que se deixou convencer por alguém ou por uma religião que é persona non grata que Deus lhe quer muito bem. A Encarnação lembra que Deus não é de um grupo seleto.

A vida toda de Cristo, do nascimento à ressurreição, é esse anúncio maravilhosamente escancarado que todos são convidados à sua mesa para comerem do prato uns dos outros.

A gestação divina recebe gente de todo tipo: uma jovem, um carpinteiro, uma profetiza idosa, um sacerdote e sua esposa, pastores que tinham um estigma de não confiáveis e magos gentios (que não eram judeus) que se dedicavam ao estudo da Astrologia.

Quando os discípulos pedem que o Mestre lhes ensine a orar, Jesus começa “Pai nosso...”. Esta expressão é de uma revelação, verdade e revolução que não tem outro nome senão graça. Veja. Quando Jesus ensina essa oração ele está rodeado de uma multidão de toda espécie de gente. A expressão “Pai nosso” não significa que Deus é Pai apenas dos discípulos mais achegados de Jesus; que Deus é Pai apenas de cristãos (termo que nem se usava na época!).

Deus não é de propriedade exclusiva de ninguém e de nenhuma instituição. Deus é de ninguém para que Ele seja de todos. “Deus” de um grupo fechado é perverso, inspirador de barbáries, terrorismos, carnificina e guerras estúpidas. A história não me deixa mentir: Cruzadas, Inquisição, Guerra no Iraque, para citar alguns.

"Pai nosso” significa dizer que todos são filhos. Não gosto da lógica que diz que enquanto alguém não levantar as mãos “aceitando” a Jesus esta pessoa é criatura e não filha! Todos são filhos que podem desfrutar da companhia Pai!

O próprio jeito de viver de Cristo aponta para a verdade que Deus ama a todos, que Deus se encarnou para todos: Jesus come à mesa com pecadores; Jesus fala com mulher (e samaritana! E adúltera!); Jesus toca em crianças e leprosos; Jesus se oferece para jantar na casa de um cobrador de impostos (ofício sempre debaixo de suspeita); Jesus é balsamado por um homem rico da cidade de Arimatéia; Jesus ressurreto aparece primeiro à Maria Madalena. Na Vida de Jesus até você foi recebido! Que bom...! Até eu sou querido de Deus!

O Natal é o convite para vivermos como Jesus: sem arrogância religiosa, sem preconceitos, sem exclusão. O Natal quer estender às mãos a pessoas que não tiveram oportunidades na vida; gente marginalizada que se sentem amaldiçoadas por Deus, indivíduos que se deixaram convencer por alguém que são pecadores irreconciliáveis; pessoas desorientadas sem amigos para se aconselhar, homens e mulheres diferentes de nós que desejam (e podem!) chamar Deus de Pai. Enquanto tiver gente celebrando-vivendo-orando o Natal e o “Pai Nosso” não haverá alguém que se sinta órfão!

A humanidade dá a luz a Cristo, mas é Deus querendo parir uma humanidade onde seus moradores convivem em tolerância, humildade, respeito, serviço, gentileza, cordialidade, solidariedade, igualdade... enfim, no amor em ação!
Um bom natal para todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Pureza de coração é desejar uma única coisa" (Sören Kierkegaard). Inspirado nessa verdade escrevi esta canção.

O Único Necessário Venha lapidar o meu querer possa meus desejos converter já sei o que pra mim é elementar mas luto contra o mal que perto está! Muitas são as fontes pra beber que distraem o meu interior de todas essas quero me abster - suspira o meu ser pelo Senhor! Tu és o meu único Desejo realmente nobre e necessário o jejum de ti é imprudência o seu rumo encontra a falência És Jesus, o Pão que me dá Vida Água que da Sede me sacia o Endereço certo da chegada Casa boa pra minha pousada!

Dúvida (Bartolomeu Campos de Queirós)

Dúvida (BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS) "É só a dúvida que nos une, que nos aproxima. É só disso que precisamos. Precisamos de amparo com a nossa dúvida. E a literatura nos ampara. Tenho muito medo da verdade. Não acredito que haja nada verdadeiro. Tive um professor de filosofia, o padre Henrique Vaz, para quem eu perguntei “o que era a fé”. Ele me respondeu que a fé é a dúvida. Tem dias que você tem muita, tem dias que tem pouca, tem dias que não tem nenhuma. Isso se chama fé, porque nos é possível somente a dúvida. Hoje, estamos com muita gente encontrando a verdade. Quando uma pessoa encontra a verdade, a única coisa que ela adquire é a impossibilidade de escutar o outro. Ela só fala, não escuta mais. Quem encontra a verdade só fala."

A Inveja da Morte

"A inveja da Morte" faz parte de um Pocket show autora que chamei de Poema Musical "O Amor em 5 atos". Essa obra canta algumas das estações de um relacionamento que vai desde a paixão, encontra a maturidade, enfrenta o medo da morte, passa pelos desencontros e celebra o objeto de amor. Em meu canal do YouTube você pode assistir as outras canções. Espero que goste! https://www.youtube.com/watch?v=24Kl-H5_mWI