Pular para o conteúdo principal

Quem segue a Jesus não vive em paz!



Para dar conta do “terror cósmico”, os nossos ancestrais criaram mitos. Para lidar com os medos e insegurança o humano precisou se cercar de uma ordem, uma rotina, uma narrativa. Para se organizar, o ser humano constrói um mundo de sentidos. Diante do absurdamente inexplicável ousamos nomear.

Nesse mundo de sentidos encontramos tudo o que diz respeito à cultura: a linguagem, comida, modo de se vestir, o pensamento, a teologia, as “tribos”, os guetos, a urbanização, ritos de passagem, artes e outros. Tudo para promover certo sentido, orientação, segurança, ordem e paz. Nada mais humano!

Mas quem se atreve a ser um discípulo de Jesus tem esse mundo de sentidos bagunçado vez por outra!

Parece-me que a caminhada de Jesus é sempre na contra mão de uma vida organizada definitivamente, de uma fé pronta, de uma zona de conforto, do egocentrismo, da indiferença, da alienação, do sossego entorpecente.

Quem segue a Jesus não pode viver em paz! “Eu não vim trazer a paz...”

A sua teologia desestabiliza e nos deixa sempre a perguntar: “quem é esse?”. A sua teologia é subversiva porque à favor da vida; e porque é a favor da vida se relativiza por amor. “Vocês ouviram o que foi dito, eu, porém vos digo”. E quando ouso pensar, fazer jus ao espírito livre de Jesus... ah, sou taxado de herege, não posso viver em paz.

O seu engajamento é uma ameaça ao status quo; uma ameaça ao meu conforto, uma pergunta que me comissiona! E se eu digo sim, sou perseguido: nada de paz, mas “guerra”.

O seu amor/ compaixão é que faz a sua agenda. Jesus é refém do seu amor. Porque ama não tem onde reclinar a cabeça! Quantas vezes ele desejou descansar com seu amigos ou sozinho, mas quando a vida do outro se lhe impôs ele adiou a folga.

Quem abraçou o forte apelo de Jesus pela justiça não consegue não se revoltar frente às injustiças, corrupções e desigualdades. Sossego?

Quem foi alvo do amor incondicional de Jesus não fica em paz quando assiste cenas de intolerância religiosa. E quem se arrisca a lutar pelo direito das minorias é "apedrejado".

Quem foi driblado ao tentar colocar Jesus numa categoria não pode descansar as suas ideias, as suas crenças; não pode organizar a sua fé definitivamente.

Quem viu Jesus abrindo as portas para estrangeiros, gentes de outra fé, de outras tribos não pode se fechar num quintal religioso, numa fronteira xenofóbica; não pode fechar as portas da sua. "A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos!"

Qualquer movimento que, em nome de um mundo de sentidos, quer uniformizar o grupo, organizar definitivamente a fé, promover uma paz alienada, dar a sensação de segurança dentro de um gueto é contra a vida cristã.

Obviamente, o homem precisa desse universo de sentidos para não enlouquecer, mas esse universo não pode paralisar o fluxo do pensamento, dos relacionamentos, da fé e do vento do Espírito.

Quem segue a Jesus não descansa a cabeça!


Comentários

LUCIANO PADILHA ROSA disse…
BOM DIA MÁRCIO CARDOSO! FOI VOCÊ QUE COMPÔS A MÚSICA "ESCOLHIDO COMO DANIEL" QUE FOI TEMA DO CAMPORI DE DESBRAVADORES? SE SIM, SABE QUAL O GRUPO QUE A INTERPRETA ESSA MÚSICA NO TEMA DO CAMPORI? NO AGUARDO, ABRAÇO! LUCIANO PADILHA ROSA - lucianopadilharosa@bol.com.br EM 07/10/2016.

Postagens mais visitadas deste blog

"Pureza de coração é desejar uma única coisa" (Sören Kierkegaard). Inspirado nessa verdade escrevi esta canção.

O Único Necessário Venha lapidar o meu querer possa meus desejos converter já sei o que pra mim é elementar mas luto contra o mal que perto está! Muitas são as fontes pra beber que distraem o meu interior de todas essas quero me abster - suspira o meu ser pelo Senhor! Tu és o meu único Desejo realmente nobre e necessário o jejum de ti é imprudência o seu rumo encontra a falência És Jesus, o Pão que me dá Vida Água que da Sede me sacia o Endereço certo da chegada Casa boa pra minha pousada!

Dúvida (Bartolomeu Campos de Queirós)

Dúvida (BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS) "É só a dúvida que nos une, que nos aproxima. É só disso que precisamos. Precisamos de amparo com a nossa dúvida. E a literatura nos ampara. Tenho muito medo da verdade. Não acredito que haja nada verdadeiro. Tive um professor de filosofia, o padre Henrique Vaz, para quem eu perguntei “o que era a fé”. Ele me respondeu que a fé é a dúvida. Tem dias que você tem muita, tem dias que tem pouca, tem dias que não tem nenhuma. Isso se chama fé, porque nos é possível somente a dúvida. Hoje, estamos com muita gente encontrando a verdade. Quando uma pessoa encontra a verdade, a única coisa que ela adquire é a impossibilidade de escutar o outro. Ela só fala, não escuta mais. Quem encontra a verdade só fala."

A Inveja da Morte

"A inveja da Morte" faz parte de um Pocket show autora que chamei de Poema Musical "O Amor em 5 atos". Essa obra canta algumas das estações de um relacionamento que vai desde a paixão, encontra a maturidade, enfrenta o medo da morte, passa pelos desencontros e celebra o objeto de amor. Em meu canal do YouTube você pode assistir as outras canções. Espero que goste! https://www.youtube.com/watch?v=24Kl-H5_mWI