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Todo aquele que faz a vontade do Pai é irmão de Jesus! (Mateus 12.50)

(...) alguém pode considerar-se explicitamente ateu e, contudo, ser implicitamente crente; e vice-versa: um crente explícito pode ser um ateu implícito. Que significa isto? Positivamente, uma idéia muito corrente e simples: pode haver pessoas que em sua convicção teórica neguem a Deus, mas que em sua vida, em suas atitudes e em sua conduta, o estejam afirmando. E, ao contrário, pode haver pessoas que confessem Deus com os lábios, mas que o negam com sua vida real.
Uma idéia que, aliás, não tem nada de novo: "Nem todo o que diz: 'Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus", já diz o Evangelho de Mateus (7.21) (...) Mais do que negar Deus, o que muita gente nega é uma idéia de Deus... Mas isto não significa que muitas vezes, na hora de viver, de situar-se fundo diante dos outros e de construir decisivamente a sua existência, não esteja respondendo ao chamado profundo de seu ser e, nesse chamado, a esse Deus que em teoria se vê levado a negar (...). Portanto, uma pessoa que no fundo de seu ser sente o chamado da justiça e dedica a vida a ela, embora teoricamente se declare atéia, definitivamente - diz [Karl] Rahner - está acolhendo a graça de Cristo e vivendo dela (...). Sem distinguir a voz de Deus e sem reconhecer o rosto de Cristo, está sendo cristão.

André Torres Queiruga em Creio em Deus Pai – o Deus de Jesus como afirmação plena do humano, ed. Paulus.

Comentários

Andréia disse…
nossa amei esse Blog! como podemos negar aquele que nos criou, nos amou e nos comprou de volta?

somos pó mesmo! misericordia

beijos!

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Comentário do Salmo 123

Salmo 123

A ti levanto os meus olhos, a ti, que ocupas o teu trono nos céus.
Assim como os olhos dos servos estão atentos à mão de seu senhor
e como os olhos das servas estão atentos à mão de sua senhora,
também os nosso olhos estão atentos ao Senhor, ao nosso Deus,
esperando que ele tenha misericórdia de nós.
Misericórdia, Senhor! Tem misericórdia de nós!
Já estamos cansados de tanto desprezo.
Estamos cansados de tanta zombaria dos orgulhosos
e do desprezo dos arrogantes.

O salmo 123 está contado entre os poemas de subidas que vai do salmo 120 ao salmo 134. Essa parte do saltério é também conhecida como cânticos de romagem/romaria, cânticos dos degraus ou cânticos de peregrinação.
Quer sejam poemas cantados pelos peregrinos a caminho de Jerusalém, quando subiam para o Templo na época das festas sagradas como dizem alguns; quer sejam cânticos cantados pelos exilados que voltavam da Babilônia a Jerusalém ou cantados pelos levitas sobre os quinze degraus que levavam ao Templo como dizem outros; ou…

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Em muitos arraiais religiosos eu percebo com pesar um esforço olímpico para que Deus se faça presente, se manifeste, mostre a Sua glória, como se Deus estivesse na tangência da Terra esperando o momento para entrar em cena!Deus não precisa ser invocado para se fazer presente. Deus a tudo e a todos envolve, em tudo e em todos transparece, de tudo e de todos emerge. Os teólogos dizem que é Ele é onipresente. Deus está totalmente envolvido com a história humana desde o seu nascedouro. Deus não está à parte do mundo, do lado de lá, distante. Convocar um Deus que é Todo-Presença é, no mínimo, contraditório.Deus está conosco, seu nome é Emanuel. Sua presença se dá de forma modesta, velada e silenciosa. Como o ar que respiramos sem nos darmos conta, Deus é o nosso fôlego; como o sol, que desde o horizonte clareia o meu quarto sem que eu esteja olhando para ele, Deus me renova; como a raiz que nutre a árvore, assim é Deus - a seiva da vida. A presença de Deus é a causa da nossa existência; só…

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