Pular para o conteúdo principal

O Reino dos céus está entre nós

Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, respondeu-lhes: “A vinda do Reino de Deus não é observável. Não se poderá dizer; ‘Ei-lo aqui! Ei-lo ali! ’, pois eis que o Reino de Deus está no meio de vós”
(Lc 17.20,21).

O Reino dos céus não é simplesmente um lugar geográfico, metafísico para além da terra; ele está aqui! Ele está entre nós!

O Reino dos céus está no comércio do João,
No consultório da Maria, na banca da Zezé.
É a Francisca fazendo bolo
É a Neide servindo café
O Reino está na clínica do Antônio
Nas vendas do Miguel,
No pescado de José...


O Reino dos céus não é religioso, institucional, domesticável, ele está espalhado por toda a terra. O Reino dos céus se move de muitas formas, para todos os lados, espalhando seus valores e sinalizações.
Mas para enxergar o Reino é necessário ter outros olhos (“o essencial é invisível aos olhos”). É preciso ter de volta os sentidos que uma sociedade corrompida nos tirou.
É preciso exercitar novamente o toque (o abraço, o beijo, o dar as mãos); é necessário aquele cheiro que o nordestino gosta de dar; voltar a olhar para o próximo com carinho e reverência; é preciso aprender a ouvir.
Jesus Cristo, o Senhor do Reino, viveu assim entre nós!
O jeito de viver de Cristo foi carregado de doçura, de ternura. As suas curas eram acompanhadas do toque; a sua mensagem era pregada ao redor de uma mesa comendo e bebendo; o seu discipulado era uma dádiva de sua amizade. Assim era o Cristo, o Filho de Deus: amigo e humano!
Quem quiser participar desse Reino é preciso se humanizar cada vez mais, não deixar que a tecnologia transforme seu coração em robô e lhe distancie das pessoas.
É importante sensibilidade para perceber o Reino dos Céus.
E quem enxerga, vê um Reino a ser construído, um Reino ainda inacabado e que conta com cada um de nós! Por que o Reino dos céus é ao mesmo tempo a VISÃO e a MÃO NA MASSA; ao mesmo tempo a utopia e o trabalho! O Reino dos céus não é um pacote fechado que recebemos pelo serviço de correspondência celeste depois que fazemos uma oração forte.
O Reino é uma idéia que precisa ser encarnada; é um sonho que conta com homens e mulheres para a construção!
O próprio Cristo nos ensinou que o Reino dos céus...


  • É semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo;

  • É Semelhante ao fermento que uma mulher tomou e pôs em três medidas de farinha;

  • É semelhante ao negociante que anda em busca de pérolas finas; acha uma pérola de grande valor e vende tudo o que tem por ela;

  • É semelhante à rede lançada ao mar, que apanha tudo e depois separam o que é bom do que não é.
Precisamos encarnar a missão de Abraão: sê tu uma benção! Deus não enviou Abraão para uma terra para ser abençoado, mas para ser uma benção. Se quisermos ver um Brasil melhor, uma nação menos violenta e mais justa precisamos deixar que a idéia do Reino de Deus tome conta de nossas mentes e corações.
Li uma frase do Caetano Veloso na revista Cult que me chamou à atenção: o Brasil vai dar certo porque eu quero!
Eu quero o espírito desta frase para mim. O Reino dos céus aqui na terra é possível porque eu me disponibilizo a fazer diferença!
Precisamos nos converter a essa idéia. Não a religião, mas a idéia do Reino dos céus; precisamos nos desvencilhar das ferrugens que corroem a humanidade: ira, inveja, arrogância, compulsões, corrupção, ganância, injustiça, mentira...
Um outro mundo pode ser idealizado e realizado, visto e feito, sonhado e produzido, pois o Reino dos céus está entre nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dialética

Dialética de um Vivo. Sou tão confuso que o melhor de mim é o paradoxo Tanto sei me expor à visita do Belo como à realidade do trágico – às vezes insensível e outras empático Convivo com as sensações e os conceitos tento explicar o que sinto e sentir o que argumento Numa sede desesperada do Carpe Diem e do Maranata colho o efêmero e planto a eternidade Uma parte de mim diz “glória”, a outra diz “misericórdia”: sou pecador e santo, a bela e a fera, o espelho e a imagem Sofro a dor do oprimido e torço a desgraça do opressor quando o opressor não sou eu! Sei ficar quieto e agitado, deprimido e alegre, mascarado e do avesso, moribundo e príncipe Quem serei, quem sou e fui? Quem estou, estive e quem estarei? Quem sentirei, senti, e quem sinto? Sou agora, sou ontem, sou depois – sou um coletivo... Sou assim: um misto de dialética nas minhas entranhas gritando ensurdecedoramente silenciosamente, estridentemente suavemente como o cheiro que acabo de sentir... Todos têm seus heterônimos ou um “...

Qual Deus? (Jean-Yves Leloup)

O que eu digo quando digo “Deus”? Cada palavra nos remete a uma experiência; trata-se de qual experiência? A experiência de Abraão? De Moisés? De Jesus?... Não se fala de Deus em lugar algum da Bíblia. Evocamos com pudor, às vezes com temor, YHWH, o Tetragrama impronuniciável que designa essa realidade, para além e para o interior dos universos, esse “Nada” do Tudo cuja Causa é Ele... Para Moisés, é um “Eu Sou”: a afirmação de uma presença, não nascida, não feita, não criada, no coração daquilo que é feito, nascido, criado, composto. Sua realidade é inconcebível e seu Nome, impronunciável. No entanto, se fizermos a experiência do nosso nada após um abandono (não ser mais nada pra alguém) ou um acidente, nós poderemos nos interrogar sobre “o Ser que nos faz ser”, que permite que participemos durante algum tempo da Vida e do seu Sopro, já que a nossa vida só depende de um sopro... Se Deus não é para nós uma experiência, uma liberdade no coração de nossos condicionamentos, uma leve brisa ...

Sobre versões originais a respeito de Deus.

Percebi algo na relação fãs - artistas que reflete a tendência da grande maioria de cristalizar conhecimento, congelar versões e endeusar dogmas. A primeira versão de um intérprete/cantor é recebida como "versão original" - o que já é uma sina. Para os fãs essa versão é incorrigível, definitiva e insuperável. Mas não somente a versão que por vir a fazer um outro intérprete da mesma obra é mal vinda. Se o mesmo intérprete ousa fazer uma nova gravação de sua versão original, variando no andamento , melodia, frases rítmicas os fãs o criticam. O que acontece? Os fãs se afeiçoam de tal maneira à "versão original", que ousam limitar a cosmovisão, a imaginação e liberdade do artista! É quando a obra fica maior do que o artista, negativamente falando! Ora, não peça a um artista que ele reproduza, que seja um genérico de si mesmo. Uma ofensa imperdoável. Penso que essa tendência também se evidencia nas relações: "eu não te conheci assim!", "você mud...